Como sindicato eletricitário, o Sindenel está organizado em Curitiba
com o objetivo básico de organizar a luta dos eletricitários
pelas suas reivindicações, colocando-se como um
baluarte na defesa dos direitos individuais e coletivos dos seus filiados.
A história do movimento sindical no Estado do Paraná e notadamente na região de Curitiba, não pode ser contada sem a participação forte e decisiva do Sindenel. Em vários momentos a entidade esteve à frente da luta por melhores salários, condições de trabalho e valorização do trabalhador.
Fato marcante foi a tentativa de privatizar a Copel a preço ínfimo e com uso de moeda podre, como ocorreu em outros Estados, que graças à participação do Sindicato e da sociedade paranaense não foi adiante. Esse foi um marco histórico, onde se demonstrou que a sociedade mobilizada e organizada pode fazer frente a decisões pautadas no interesse de poucos em detrimento da necessidade de tantos. Empregos foram preservados, investimentos feitos na maior empresa paranaense foram garantidos, para serem usados para o desenvolvimento social e tecnológico do Estado do Paraná.
A diretoria do Sindicato, porém continua atenta para que oportunistas de plantão não retomem a onda privativista e danosa a sociedade.
A atual diretoria do Sindenel não é ligada a políticos ou partidos políticos, desenvolvendo suas atividades de forma independente, buscando sempre o diálogo e a negociação na busca da construção de melhores resultados aos trabalhadores. Ao longo dos anos tem participado efetivamente na discussão dos Acordos Coletivos, Acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados, Acordos de escala de revezamento entre outros, garantindo assim aos trabalhadores eletricitários os melhores acordos do setor, além de muitos benefícios e conquistas importantes que refletem diretamente na vida de todos.