Sindenel - Sindicato dos Eletricitários de Curitiba
"FORÇA E UNIÃO, a nossa receita para a vitória"

SINDENEL - SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE CURITIBA

"FORÇA E UNIÃO, a nossa receita para a vitória"

SINDENEL-SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE CURITIBA

Copel será acionada na justiça para cumprimento do PDV

VEJA TAMBÉM

O CSMEC (Coletivo Sindical Majoritário da Copel), formado pelos sindicatos: Sindenel, Sindasp, Sindelpar, Sindespar, Sintec-PR e Sintespar e o CSEC (sindicatos que representam outras categorias) se reuniram com a superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Regina Perpétua Cruz, na tarde do dia 23 de outubro, em Curitiba (PR).

Na pauta do encontro as lideranças sindicais expuseram várias questões referentes ao PDV (Programa de Demissão Voluntária) da Copel, dentre eles: os critérios adotados pela empresa para a efetivação do PDV; o atendimento a todas as adesões homologadas; e o assédio que muitos trabalhadores estão sofrendo. Na proposta chancelada no Acordo Coletivo de Trabalho, assinado com os sindicatos, a companhia se comprometeu com uma série de medidas, que não estão sendo cumpridas. Uma delas é quanto aos mais de 3 mil copelianos que aderiram ao PDV, pois, segundo a Copel, apenas pouco mais de 1,4 mil serão contemplados. No acordado com a Copel, todos os trabalhadores que aderissem ao PDV seriam atendidos, mesmo que em etapas diferenciadas. Além disso os critérios estabelecidos (idade e tempo de trabalho) para essa primeira etapa não foram divulgados pela empresa trazendo dúvidas e questionamentos pelos empregados.

Os dirigentes lembraram que em live da empresa, os representantes da Copel garantiram que todos os trabalhadores que aderissem ao PDV seriam atendidos. E o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre de 2023, destacou que: “Quem não quiser ficar nessa nova fase da companhia vai ter abertura, qualquer um, poderá aderir ao PDV ”.

“O presidente dizia que todos poderiam sair após a transformação da companhia em corporação. Havia limitação de 300 milhões, mas com compromisso de ampliar o valor; não se limitava à quantidade de pessoas. Eles expandiram o processo para todos”, destacaram os dirigentes sindicais.

No fim de agosto, complementam as entidades, em live da empresa quando foi apresentado o PDV, se reafirmou a possibilidade de adesão para todos, independentemente do limite financeiro, que poderia ser ampliado. A Copel ainda emitiu o termo de homologação para os 3 mil empregados, gerando expectativas trabalhistas e profissionais para todos que se inscreveram.

A superintendente Regina Cruz já estava ciente dos problemas com a Copel. Ainda em agosto, um ofício encaminhado a ela informava de denúncias feitas por trabalhadores da empresa. Eles estariam sendo assediados por seus superiores hierárquicos, em decorrência da venda da Copel. Ela considera o assunto grave. Como medida emergencial, os sindicatos vão encaminhar ofício a Regina Cruz que irá notificar a Copel para uma mediação e apuração dos fatos. Há ainda a possibilidade de um comunicado ao BNDESPAR, que é acionista da Copel.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E AÇÃO JUDICIAL

Na abordagem dos dirigentes sindicais, o Ministério Público do Trabalho também será acionado e os sindicatos entrarão com ações coletivas, pois houve quebra de confiança entre o que foi divulgado pela empresa, dito por gestores e diretores, e o que foi efetivado pela Copel ao anunciar que apenas uma parte dos trabalhadores serão atendidos no PDV.

Após a reunião com a superintendente da SRMTE, o CSMEC encaminhou oficio à Copel pedindo esclarecimentos quanto à metodologia adotada para atender os cerca de 1.4 mil trabalhadores anunciados pela companhia.

A ação judicial coletiva está sendo finalizada pela área jurídica dos sindicatos, e ainda esta semana será protocolada junto à Justiça do Trabalho. Todos os representados pelos sindicatos estarão albergados pelas ações coletivas.

Clique aqui para visualizar o oficio.

VEJA TAMBÉM

Card image cap
A ADVOCACIA GARCEZ comunica que não entra em contato por meio de WhatsApp ou por redes sociais
Leia Mais
Card image cap
Recesso - final de ano
Leia Mais
Card image cap
PDV NA COPEL - HORA DE SE INFORMAR E DE DECIDIR
Leia Mais

Sindenel - Sindicato dos Eletricitários - Footer