COMUNICADO CSMEC

Estivemos reunidos com a COPEL no dia 11/03 conforme reunião quadrimestral estipulada no Acordo Coletivo de Trabalho. Segue um resumo dos assuntos e das discussões realizadas com a empresa.
1 AVALIAÇÃO DESEMPENHO
Apresentamos pra Copel diversas situações trazidas pelos trabalhadores sobre a realização de avaliação de desempenho e que a demanda sobre o tema é muito sensível e exige uma discussão mais aprofundada, sendo necessário realizar uma reunião específica. Solicitamos a suspensão dessas avaliações devido a pandemia, que mudou a forma de trabalho em muitas atividades da empresa. A Copel concorda em aprofundar as discussões do tema em reunião específica com os sindicatos. Informa também, que está efetuando mudanças no “nossa energia” e que poderá apresentar aos sindicatos na reunião específica. Propôs para o final de março ou começo de abril a realização da reunião específica.
2 SERVIÇOS EXIGIDOS X SERVIÇOS CUMPRIDOS – EFETIVIDADE
Informamos a Copel sobre situações trazidas ao sindicato onde os trabalhadores são impedidos de realizar algumas atividades por motivos alheios a sua vontade e sem controle por parte do trabalhador. Estas situações refletem como tarefa não realizada ou completada, trazendo prejuízo ao empregado em suas avaliações. Solicitamos que sejam expurgados os deslocamentos e os fatores externos alheios ao empregado. A COPEL avaliará os pontos apresentados pelos sindicatos com a área responsável e apresentará uma resposta na próxima reunião.
3 DIÁRIAS DE ALIMENTAÇÃO
Os sindicatos entendem a necessidade de reformulação no atual formato das diárias e de atualização dos valores. São inúmeros pedidos da base no sentido de adequação dos valores às condições de alimentação em deslocamentos a serviço da empresa. Solicitamos urgência na correção dos valores. A COPEL está estudando tecnicamente as mudanças necessárias para readequação das diárias. A empresa apresentará aos sindicatos uma resposta o mais breve possível, considerando todas as informações trazidas pelos sindicatos.
4 PPD
Os sindicatos questionaram a COPEL, que por decisão exclusiva e administrativa da empresa implementou este Programa, sobre as informações do andamento, aplicação e de pagamento aos empregados. A COPEL informa que aguarda a divulgação oficial do balanço da empresa e a confirmação do atingimento dos indicadores necessários para viabilizar o pagamento, ou seja, a confirmação se haverá pagamento deverá ocorrer no mês de abril deste ano. Os empregados podem acompanhar o andamento das metas através do sistema SAP.
5 ABERTURA DE CAT EM DECORRENCIA DO COVID-19
Os sindicatos afirmam que este tema já está sendo abordado nas reuniões semanais exclusivas sobre a COVID 19 com a COPEL ( todas as segundas-feiras ) e se posicionam sobre a necessidade de abertura da CAT para os empregados que testaram positivo para a doença com contaminação no ambiente de trabalho, como forma de preservação da saúde do empregado a longo prazo. A COPEL informa que está analisando os casos de infecção e caso haja comprovação que ocorreu no ambiente de trabalho haverá a abertura de CAT. Orientamos os empregados que procurem seu sindicato em caso de divergências.
6 RETOMADA AO TRABALHO PRESENCIAL NO CALL CENTER
O sindicato solicitou explicações sobre a retomada presencial das atividades do call center conforme informações trazidas ao sindicato por alguns trabalhadores da área. A COPEL informa que não houve retomada, apenas foram chamados alguns trabalhadores de forma ocasional, não ocorrendo mais a necessidade de chamar novos trabalhadores.
7 PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
Os sindicatos solicitaram informações sobre o PCCS, se houve ou haverá aplicação de méritos ou movimentação de carreira na COPEL. A empresa informou que aplicou a política salarial em dezembro de 2020 com distribuição de meritocracia aos empregados elegíveis baseado na avaliação de desempenho. Nos meses de março e abril serão realizados reenquadramentos, porém sem distribuição de verba. Os sindicatos apresentaram discordâncias no formato utilizado pela empresa, onde muitos empregados se sentem desvalorizados e injustiçados dentro da política do PCCS.
8 BATIDA DO PONTO NO INTERVALO DE ALMOÇO
Os sindicatos questionaram a COPEL sobre os casos de batida de ponto no horário de almoço onde o empregado realiza indevidamente a batida do ponto com menos de 1h de intervalo e que ficam sujeitos a alertas ou punição. A COPEL informou que foi orientada pelo Ministério Público do Trabalho a tomar medidas para que isso não ocorra, pois pode ser penalizada com multa pelo órgão fiscalizador. Hoje o sistema informa, através de um aviso alerta, questionando o empregado se realmente deve bater o ponto sem completar 1h de intervalo.
9 PLR 2020
O Sindicato solicitou informações sobre os resultados obtidos em 2020 e o reflexo na PLR que será paga esse ano. A COPEL afirma que ainda depende da divulgação oficial do balanço e da aprovação do balanço na Assembleia de Acionistas. Somente após isso, poderá divulgar valores e a data de pagamento. A divulgação do balanço está previsto para 18/03 e a Assembleia dos Acionistas para 29/04.