O que há por trás da confusão da PLR?

No dia de hoje, os sindicatos do CSMEC e a base receberam a notícia de que a Copel optou por parcelar o pagamento da PLR 2020 para as copelianas e copelianos, enviando a primeira parcela agora em maio e a segunda até dezembro deste ano, mudando a regra de que o pagamento sempre se deu de forma integral.

A alegação da empresa é a de que, pelo fato do governo do estado ter feito uma retirada de capital, os dividendos aos acionistas foram parcelados e, por isto, o pagamento da PLR de trabalhadoras e trabalhadores seria feito também em duas parcelas. À parte o absurdo de que acionistas não pagam Imposto de renda pelos dividendos e a nossa PLR vem com IR descontado na fonte, entendemos que o parcelamento é uma prática lesiva ao trabalhador, principalmente em um cenário de inflação mascarada como vivemos.

E a pergunta que não quer calar continua: qual o tamanho do rombo de caixa do governo que sempre privilegiou os acionistas - pois toda vez que se falou sem parcelar algo a corda estourava do lado dos trabalhadores - para fazer com que até os dividendos fossem parcelados?

PAGAMENTO TOTAL JÁ!

CSMEC protocola reivindicações do ACT 2022/2024
Assembleia Geral Extraordinária
Atualização da listagem liberada para pagamento do valor incontroverso da ação do auxílio alimentação