EMPRESAS REPRESENTADAS
 

COPEL
A Copel é a maior empresa do Paraná e tem 3,27 milhões de consumidores. O percentual de atendimento chega a praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

O universo de consumidores ligados inclui 2,58 milhões de lares, 54 mil indústrias, 273 mil estabelecimentos comerciais e 327 mil propriedades rurais. Em média, a Copel efetua mais de 70 mil novas ligações a cada ano.

 

 

ITAIPU
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior em operação no mundo, é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná.A Usina de Itaipu é resultado de intensas negociações entre os dois países, que ganharam impulso na década de 60.
Em 22 de junho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães, e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata de Iguaçu", uma declaração conjunta que manifestava a disposição para estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos pertencentes em condomínio aos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do Rio Iguaçu".

Em fevereiro do ano seguinte, foi criada a Comissão Mista Brasil - Paraguai para a implementação da "Ata de Iguaçu", na parte relativa ao estudo sobre o aproveitamento do Rio Paraná. Em 1970, o consórcio formado pelas empresas IECO (dos Estados Unidos da América) e ELC (da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto da obra. O início do trabalho se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. Em maio de 1974, foi criada a entidade binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro do ano seguinte.

 

 

ELETROSUL
Eletrosul foi criada em 23 de dezembro de 1968. Subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é uma sociedade anônima de capital fechado que atua no segmento de transmissão de energia em alta e extra-alta tensão.
A Eletrosul tem seu sistema de transmissão localizado nos estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul, área que abriga um contingente populacional da ordem de 28 milhões de habitantes e que responde por 16% do PIB e 17% do mercado de energia elétrica do País.

 

 

BROOKFIELD
A Brookfield Brasil é uma gestora de ativos e subsidiária integral da Brookfield Asset Management Inc. Desde 1899 investindo e operando no Brasil, conta hoje com aproximadamente 4.700 colaboradores e é uma das maiores plataformas de investimentos no país, com R$ 14 bilhões sob sua gestão — incluindo recursos próprios e de clientes institucionais — investidos em ativos nos setores imobiliário, de geração de energia, de agropecuária e florestal. A Brookfield Energia Renovável, subordinada à Brookfield Renewable Power Inc., tem como foco a implantação e operação de usinas hidrelétricas, sendo que a empresa opera e gerencia todos os ativos de geração de energia no Brasil.
Fundada em 1999, a Brookfield Energia Renovável é uma das grandes empresas de geração de energia através de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) operando no Brasil, além de possuir e operar centrais hidrelétricas de maior capacidade

 

 

TRACTEBEL
A Tractebel Energia, com sede na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, é a líder em geração privada de energia elétrica no Brasil. Seu parque gerador, com 13 usinas hidrelétricas e termelétricas nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás, tem capacidade instalada de 5.860 MW. No exercício de 2005, a empresa gerou 29.801 GWh - 7,5% da geração total de energia elétrica do Brasil.
Empresa da Suez Energy International, pertencente ao Grupo SUEZ, a Tractebel Energia conta com aproximadamente 900 colaboradores no país e tem como maiores clientes as concessionárias de distribuição de energia e indústrias - além de prestar serviços associados, como a implantação de instalações de co-geração, operação e manutenção de equipamentos de produção de energia e monitoramento da qualidade da energia.

 

 

ELEJOR
A Elejor é uma empresa constituída para construção e operacionalização das usinas Santa Clara e Fundão, que ficam no Rio Jordão, região Central do Estado. A usina de Santa Clara deverá ser concluída no final de 2005 e a do Fundão, em 2006. Quando entrarem em operação, elas terão potência para gerar até 250 megawatts de energia, suficiente para o fornecimento de energia para uma cidade com até 600 mil habitantes.

 

 

UEG
A Usina Elétrica a Gás de Araucária foi constituída e autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL para atuar na modalidade de Produtor Independente de Energia Elétrica de acordo com a legislação brasileira que regulamenta essa forma de atividade, para a geração e comercialização de eletricidade no País.