H I S T Ó R I A

Como sindicato eletricitário, o Sindenel está organizado em Curitiba com o objetivo básico de organizar a luta dos eletricitários pelas suas reivindicações, colocando-se como um baluarte na defesa dos direitos individuais e coletivos dos seus filiados.

A história do movimento sindical no Estado do Paraná e notadamente na região de Curitiba, não pode ser contada sem a participação forte e decisiva do Sindenel. Em vários momentos a entidade esteve à frente da luta por melhores salários, condições de trabalho e valorização do trabalhador.

Fato marcante foi a tentativa de privatizar a Copel a preço ínfimo e com uso de moeda podre, como ocorreu em outros Estados, que graças à participação do Sindicato e da sociedade paranaense não foi adiante. Esse foi um marco histórico, onde se demonstrou que a sociedade mobilizada e organizada pode fazer frente a decisões pautadas no interesse de poucos em detrimento da necessidade de tantos. Empregos foram preservados, investimentos feitos na maior empresa paranaense foram garantidos, para serem usados para o desenvolvimento social e tecnológico do Estado do Paraná. A diretoria do Sindicato, porém continua atenta para que oportunistas de plantão não retomem a onda privativista e danosa a sociedade.

Nestes nove anos de fundação, nossa história se encontra em processo, trilhamos um caminho de árduas conquistas e em cada transformação enfrentamos dificuldades que temos vencido com esforço, compromisso e dedicação. Este sindicato assumiu plenamente suas bandeiras de origem e agora com a nova Diretoria Executiva, eleita para o mandato 2003/2008 tem se preparado para travar novos e fundamentais combates no interesse de seus filiados (representados).